sábado, 6 de dezembro de 2008

Erin Gruwell e os escritores da liberdade

Recentemente, assisti a um filme que me marcou profundamente. Ele conta a história de uma professora recém formada que realizou uma mudança fantástica com uma turma de alunos tachados de “problemáticos”.

Erin Gruwell chegou à Escola Secundária Woodrow Wilson em 1994 para assumir a turma 203. Recém graduada na Universidade da Califórnia, Erin estava prestes a enfrentar a maior batalha de sua vida. A turma 203 era composta por adolescentes que viviam em uma comunidade urbana racialmente dividida, e muitos deles já estavam envolvidos e expostos a violência de gangues, detenções juvenil, e de drogas.

Através de uma filosofia educacional de valorização e promoção a diversidade, ela transformou a vida de seus alunos. Ela encorajou-os a repensar sobre suas vidas e suas crenças, para reconsiderar decisões diárias, e para refazer seu futuro. Com o acompanhamento e ensinamentos da professora Erin Gruwell, seus alunos mudaram seus conceitos e tornarem-se pensadores críticos, estudantes universitários, e cidadãos responsáveis. Eles mesmos se intitularam de “Freedom Writers” ( Escritores da Liberdade ), em homenagem aos ativistas dos direitos civis “The Freedom Riders, e publicaram um livro.

Erin Gruwell é hoje a presidente da Freedom Writers Foundation que tem como objetivo promover publicamente e de forma sistemática uma filosofia educacional que homenageia a diversidade na sala de aula. A intenção é dar aos alunos a oportunidade de atingir seu pleno potencial e aspirar ao ensino superior. A fundação pretende mostrar a esses alunos que eles são capazes de realizar profundas mudanças em suas comunidades e no mundo. A página da fundação é http://www.freedomwritersfoundation.org.

O filme “Os Escritores da Liberdade” Freedom Writers retrata justamente a história desses heróis que mudaram suas vidas, e com certeza, também iram mudar as vidas de milhares de pessoas. Esse filme Hillary Swank interpreta o papel de Erin Gruwel. É um filme fascinante e emocionante. Acredito que ele sirva para muitos professores como motivador.

A realidade é que temos aqui no Brasil inúmeros professores com esse perfil. Verdadeiros heróis, a maioria anônimos, que lutam contra as antigas e ineficientes estruturas educacionais do nosso país. Eles estão atuando em escolas públicas, sem apoio adequado das instituições governamentais, humilhados com baixos salários e condições dignas para realização de seus trabalhos. Alias, conheço vários desses heróis. Estudam comigo, e pagam de seus próprios bolsos maiores conhecimentos que precisam para aplicar em suas salas de aulas.

Aos meus amigos, professores e alunos, da pós-graduação da Faculdade ISEIB, o meu profundo reconhecimento e admiração. Que a luta de vocês possa fazer florescer novos lideres, pensadores, cidadãos e ao mesmo tempo grandes professores.

Nenhum comentário:

TRANSLATION