sexta-feira, 31 de outubro de 2008

a riqueza no zimbabwe

O Zimbabwe tem uma das taxas de inflação mais elevadas do mundo, cerca de 231000000% ao ano. E com isso as entidades financeiras se obrigaram a soltar notas com um valor maior, a fim de ajudar as pessoas a comprar as coisas mais simples sem precisar carregar enormes quantidades de dinheiro junto com elas.

Logo que a nota de $ 10,000,000 foi liberada no início deste ano valia cerca de $ 4 US, mas rapidamente se tornou tão inútil quanto as notas liberadas anteriormente, e hoje o máximo que se pode comprar com ela são 3 ovos.

E agora aquela medida tomada no início do ano para evitar que as pessoas andem com pilhas de dinheiro pela rua já foi por água abaixo, se alguém no Zimbabwe desejar ir até um restaurante necessitará levar consigo montanhas de dinheiro. Isso tudo começou no ano de 2000 quando o presidente Mugabe chegou ao poder e transformou o país inteiro em um campo gigante agrícola. E o resultado disso foi a alta taxa de desemprego, cerca de 80% da população do Zimbabwe está desempregada e um terço deixou o país.

Mas nem tudo é ruim no Zimbabwe, eles podem se orgulhar de ter uma das notas mais elevadas do mundo.

Que tal tirar umas férias no Zimbabwe?

Nenhum comentário:

TRANSLATION